quarta-feira, 30 de abril de 2008

O segredo dos fortes


Imagem do texto Maturidade na oração

Suporte as demoras de Deus

Às vezes me pego pensando nos tempos conturbados que temos vivido. Quanta poluição espiritual, quantos ataques à fé, quantas pessoas, que eram firmes, de frente, se perdendo pelo caminho... E me pergunto: o que tem acontecido? Parece que as pessoas, a cada dia que passa, têm se enfraquecido mais e mais! Tenho chegado à conclusão de que muitos estão se perdendo porque perderam o sentido da vida cristã, porque deram brechas para o esfriamento, e principalmente, deixaram de orar. A oração é o segredo dos fortes!

Se nós fizermos um passeio pela Sagrada Escritura, veremos que desde Abraão até os relatos dos cristãos primitivos, nos Atos dos Apóstolos, a oração foi o fio condutor para que esses homens e mulheres perseverassem até o fim. Vencessem nos momentos difíceis e de tribulação e nunca abandonassem a Deus. São homens e mulheres de uma fortaleza impressionante e edificante. Abraão, o nosso pai na fé, estava em oração quando ouviu o Senhor lhe dizer: “Sai da tua terra, do meio dos teus parentes, da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te vou mostrar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei” (Gn 12, 1-2).

Ele obedeceu à voz de Deus e foi sem medo porque orava, e porque orava, acreditava. Ele já não era um menino quando Deus lhe deu essa ordem em oração; porém, a vida desse homem de Deus foi renovada pelo Altíssimo exatamente por ser um homem de oração, e a partir daí, experimentou o milagre e o cumprimento da promessa. Abraão experimentou uma renovação espetacular em sua vida, e nunca envelheceu, pois Deus o renovava pela oração.

Será que o seu milagre e o cumprimento da promessa ainda não aconteceram na sua vida por que você ainda não está orando o suficiente? Talvez você ainda não tenha colocado Deus em primeiro lugar em sua vida, e está vivendo como um velho ou uma velha. Só por meio da oração o Senhor pode renová-lo e lhe dar a jovialidade espiritual!

A oração é o grande sinal de que Deus está em primeiro lugar na vida dos cristãos. Se não oro e não organizo meu tempo para orar, é sinal de que Deus ainda não é o primeiro, mas sim, o trabalho, a família, o lazer, a TV, etc.

Moisés estava sempre atento a Deus e em oração, ao pastorear suas ovelhas, o Senhor apareceu-lhe na “sarça ardente” (cf. Ex 3). Desse dia em diante, nunca mais a vida desse homem foi a mesma: ele falava com Deus face a face. Tudo isso por intermédio da oração. Veja como um homem de oração é instrumento de libertação para tantas pessoas! Além de experimentar o frescor de Deus na sua vida, pela experiência de oração, Moisés foi canal de libertação para todo o povo de Deus que estava escravo no Egito.

Eu preciso dizer a você, que agora está lendo essa palavra de poder: a libertação da sua casa, da sua família de toda escravidão que ela vive, está na sua decisão de ser uma pessoa de oração e perseverante na graça de Deus! Posso testemunhar o quanto Deus tem feito em mim e por mim pela força da oração e pela minha perseverança numa vida de oração intensa. Citei dois homens de Deus, Abraão e Moisés, porém, a Bíblia está cheia de mulheres e homens que fizeram uma experiência profunda na oração e, a partir disso, tiveram suas vidas transformadas e foram canais de transformação para muitos. Podemos citar Josué, Elias, Eliseu, Débora, Suzana, Rute, Misac, Sidrac, Abdênago, Pedro, Paulo, Silas, e tantos outros, que nos mostram o quanto a oração alcança milagres, e mesmo nos momentos difíceis, dá-nos a graça da superação.

Não pense que a vida dos homens e das mulheres da Bíblia foi fácil, pelo contrário, sofrerem horrores, e pela força da oração saíram vitoriosos em todas as realidades. Eles estavam com Deus em oração e Deus tinha liberdade de atuar na vida de cada um e por meio de cada um.

Se você precisa de um milagre, ore! Se você está vivendo problemas financeiros, ore! Se a sua luta é contra a tentação, ore mais ainda! Se é a sua família que tem sido assolada pelo diabo, ore com muita força e intensidade! Se você sofre alguma injustiça, busque a oração! Se você hoje sente vontade de abandonar tudo, avalie-se e veja se você tem orado o suficiente para estar imunizado diante das ofertas do mundo.

Nos dias em que vivemos, só permanecerá no caminho de Deus quem orar e orar com intensidade e perseverança. O Eclesiástico nos ensina que quando entramos para o caminho do Senhor temos de preparar nossa alma para a provação, para as batalhas, e há um conselho precioso neste texto: “Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras inteligentes, e não te afobes no tempo da contrariedade. Suporta as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos”. Esse texto nos traz palavras certeiras: “mantém o coração firme e sê constante”, manter o coração no Senhor e nos propósitos do início; “sê constante”, essa constância é na oração, ou seja, orar todos os dias, sem esmorecer na vida de oração.“Agarra-te a Ele e não o largues” – agarrar-nos ao Senhor na oração, buscá-Lo a todo instante! Eis o segredo da perseverança e da conquista das vitórias e milagres de Deus: permanecer firme e constante na oração, estar agarrado a Deus! Esse é o segredo dos fortes!

Estamos unidos!

Conte comigo e com minhas orações!

Pe. Roger Luis

Um comentário:

  1. Sabe se quando fizeram aquilo com o outro blog acharam, que ian te prejudicar se deram mau,pois este esta muito melhor do que o outro,pois o que é de DEUS o bicho não come,por isso é bom as vezes levarmos uns tombinhos ,porque ai quando nos levantamos levantamos duplamente mais forte e isto acontece só com aqueles que sabem que todo mau aparente concorre para um bem real,pois SANGUE DE JESUS TEM PODER,um beijão no coração amada!!!!

    ResponderExcluir

Bem vindo No Desenlaçar das Palavras
Deixe sua opinião,comentário,sugestão
Assim terei uma idéia do que estão ou não gostando no blog e tentarei melhorá-lo