quarta-feira, 1 de abril de 2009

Evangélio do dia

Ano B - Dia: 01/04/2009

"A verdade os libertará"
Jo 8,31-42

Então Jesus disse para os que creram nele:
- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Eles responderam:
- Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz que ficaremos livres?
Jesus disse a eles:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. O escravo não fica sempre com a família, mas o filho sempre faz parte da família. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; porém estão tentando me matar porque não aceitam os meus ensinamentos. Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês.
- O nosso pai é Abraão! - responderam eles.
Então Jesus disse:
- Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim! Vocês estão fazendo o que o pai de vocês fez.
Eles responderam:
- Nós não somos filhos ilegítimos; nós temos um Pai, que é Deus!
Jesus disse a eles:
- Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.


LEITURA ORANTE
1. Leitura (Verdade):
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 8,31-48, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
A verdade liberta
Este fato, descrito por João, aconteceu depois do perdão à mulher adúltera.
Jesus se apresenta como Filho Pai que é Deus: ". Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou". Os judeus se dizem filhos de outro pai: Abraão. A adesão a Jesus é difícil para as autoridades religiosas. Jesus tenta dialogar com eles no sentido de que ser filho de Abraão é parecer-se com ele, ou seja, estarem comprometidos com a justiça que promove e sustenta a vida e, não, tentam eliminá-la.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

2. Meditação (Caminho):
O que o texto diz para mim, hoje?

Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:
Ajuda-me a dizer sim ao Projeto de Deus para a minha vida.
Dá-me a fortaleza.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Devo reconhecer que também eu tenho dificuldade de me comprometer com a justiça, ou seja, promover e sustentar a vida. Às vezes prefiro ignorar quem sofre, quem diz a verdade, quem me questiona, quem me pede mais coerência e menos dependência de meias-verdades.

3.Oração (Vida):
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:com a canção do Pe. Zezinho:
A Verdade Vos Libertará
A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará

Não temais os que matam o corpo
Não temais os que armam ciladas
Não temais os que vos caluniam
Nem aqueles que portam espadas
Não temais os que tudo deturpam
pra não ver a justiça vencer
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver
Tende medo somente do medo
De quem mente pra sobreviver

Não temais os que vos ameaçam
Com a morte ou com difamação
Não temais os poderes que passam -
Eles tremem de armas na mão
Não temais os que ditam as regras
Na certeza de nunca perder
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver
Tende medo somente do medo
De quem cala ou finge não ver

Não temais os que gritam nas praças
Que está tudo perfeito e correto
Não temais os que afirmam de graça
Que vós nada trazeis de concreto
Não temais o papel de profetas
Que o papel do profeta é falar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar
Tende medo somente do medo
De quem acha melhor não cantar

A Verdade vos libertará. libertará
A verdade vos libertará, libertará
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


4.Contemplação (Vida e Missão):
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
"Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo"(Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2009, no 21). Como vou vivê-lo na missão?
Meu novo olhar é deixar-me iluminar e marcar meus passos e decisões pela verdade que é Jesus.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o
Evangelho do Dia,
acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx


Comentário do Evangelho

A liberdade está na adesão ao Projeto do Pai

Temos neste texto a continuação do agressivo diálogo no qual Jesus diz claramente que os judeus querem matá-lo. Jesus convida-os a acolher sua palavra, pelo que ficarão livres da escravidão do pecado. Eles julgam-se justificados por ser descendentes de Abraão e cumprir as obras da Lei. Jesus afirma que, procurando matá-lo, eles não praticam as obras de Abraão. E, se fossem filhos de Deus, certamente o amariam. Jesus diz que a libertação verdadeira é ele quem traz, como enviado de Deus. Aqueles que rejeitam o Pai de Jesus adotam um deus de poder e, tomados pela ambição e desejo de dominação, oprimem os pobres e pequeninos. Assim permanecem escravos do pecado. A verdade de Jesus está na adesão ao projeto do Pai, de libertação e restauração da vida.

Oração

Oração

Pai, liberta-me por tua palavra de verdade que afasta o egoísmo do coração,
e capacita-me a amar meu semelhante, como amor total, a exemplo de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo No Desenlaçar das Palavras
Deixe sua opinião,comentário,sugestão
Assim terei uma idéia do que estão ou não gostando no blog e tentarei melhorá-lo